Seminário Classe Hospitalar e Atendimento Pedagógico Domiciliar: Histórias, Experiências e Perspectivas.



11 de outubro de 2013


Recebi este convite de uma grande amiga e colaboradora, Profa. Dra. Idalice Ribeiro Silva Lima.
"Departamento de Filosofia e Ciências Sociais (DFICS) Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)."
Peço-lhes a gentileza de divulgar amplamente em seus círculos de trabalho e de amizade o I SEMINÁRIO CLASSE HOSPITALAR E ATENDIMENTO PEDAGÓGICO DOMICILIAR: HISTÓRIAS, EXPERIÊNCIAS E PERSPECTIVAS, a ser realizado em 06 de novembro de 2013, das 7h30 às 21h30, em Uberaba, conforme informações anexadas.
 

Segue informativo:
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO
 
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO
INTITUTO DE EDUCAÇÃO, LETRAS, ARTES, CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS SOCIAIS
Av. Getúlio Guaritá, 159, Centro Educacional, Sala 333B, Tel. (34) 3318 5967
PROFA. DRA. IDALICE RIBEIRO SILVA LIMA
COORDENADORA DO PROJETO CLASSE HOSPITALAR:
 ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
 
I SEMINÁRIO “CLASSE HOSPITALAR E ATENDIMENTO PEDAGÓGICO DOMICILIAR: HISTÓRIAS, EXPERIÊNCIAS E PERSPECTIVAS”
 
 
REALIZAÇÃO: REITORIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO
 PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS SOCIAIS
 
 
 
O evento é uma das ações do “Projeto Classe Hospitalar: Atendimento Educacional Especializado para Crianças e Adolescentes”, vinculado ao Departamento de Filosofia e Ciências Sociais e coordenado pela Profa. Dra. Idalice Ribeiro Silva Lima. Seu objetivo é divulgar os conhecimentos produzidos sobre o assunto, ainda pouco explorado dentro e fora das universidades locoregionais, principalmente no que concerne ao processo de formação de professores para a oferta destas modalidades de atendimento educacional, e criar espaços de discussão e reflexão acerca das responsabilidades do Estado e do Município pela implantação, provimento e manutenção de classes hospitalares e pela criação de estruturas e suprimento de recursos necessários ao Atendimento Pedagógico Domiciliar. Deste modo, o evento colabora também nos propósitos do Ministério da Educação de, conforme legislação vigente, promover e assegurar a educação como direito social das crianças e adolescentes com doenças crônicas ou não, em processos de tratamento que requerem curtos e/ou longos períodos de internação em hospitais e repouso para convalescer em domicílio após a alta hospitalar – há casos em que crianças/adolescentes  necessitam de um período de mais de 30 dias de repouso para restabelecer sua saúde em casa, sem ter quaisquer possibilidades de frequentar a escola. As perguntas que se interpõem são: como é a situação escolar dessas crianças/adolescentes convalescentes em domicílio?  Será que o atendimento educacional oferecido nas classes hospitalares fica interrompido, dada a inexistência ou precariedade da oferta do Atendimento Pedagógico Domiciliar – até que elas possam retornar à escola? Como o Estado e o Município têm desenvolvido suas políticas educacionais para a oferta dessas modalidades de educação, tal como orienta o Ministério da Educação? 
Parte das pesquisas realizadas indica que, em geral, o tema do seminário é ainda pouco (ou nada) considerado nos cursos de formação de professores – bem como nas metas de gestão das políticas públicas educacionais brasileiras. Em decorrência, grande parte dos docentes são habilitados para atuar na educação básica sem conhecer as orientações e as estratégias de atendimento educacional especializado para crianças e adolescentes com doenças crônicas (ou não) em hospitais e em domicílio.
Por esse motivo, as propostas de discussão e divulgação de conhecimentos constitutivas do evento são relevantes também por contribuir na formação inicial e continuada de professores, seja na formação dos graduandos dos Cursos de Licenciatura de diversas instituições educacionais, seja na formação continuada de professores que atuam nas escolas públicas e privadas de educação básica, ajudando-os no processo  de discussão e reflexão sobre a escolaridade como direito social de crianças e adolescentes doentes e na preparação para atuar em classes hospitalares e na oferta de atendimento educacional especializado domiciliar – ainda indisponível em quase todas as escolas de educação básica e ausente nas políticas públicas de educação no Brasil.
As atividades do Seminário se constituirão de apresentações artísticas; mesa de abertura a ser composta pelas autoridades públicas relacionadas ao tema em debate (reitor, pró-reitores, diretores de institutos e hospitais, prefeitos, secretários de educação, superintendentes, diretores de escola); conferências proferidas por especialistas no assunto, seguidas de debate; mesa redonda composta de especialistas no assunto; mostra de trabalhos realizados em classes hospitalares; exposição de pôsteres de relatos de experiências em classe hospitalar e atendimento pedagógico domiciliar.
 

Público Alvo

Professores que atuam nas escolas públicas e privadas de educação básica e nas instituições de ensino superior; graduandos dos Cursos de Licenciatura, graduandos dos e pós-graduandos vinculados aos Cursos e Programas de Pós-Graduação das áreas de Ciências da Saúde e da Educação; integrantes da comunidade interna e externa que têm algum interesse ou relação com as questões a serem debatidas, particularmente pais de crianças e adolescentes com doenças crônicas (ou não), médicos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais e outros interessados pelo assunto. 
 
Número de vagas: 300 pessoas
 
Período de inscrições gratuitas:
1)    participação no evento sem apresentação de trabalho: a ficha de inscrição como ouvinte poderá ser enviada para o emailclassehospitalar.uftm@yahoo.com.br, de 30 setembro a 04 de novembro. Excepcionalmente, a depender das justificativas, as inscrições também poderão ser feitas no dia 06/11, no local do credenciamento.
2)    participação no evento com apresentação de trabalhos na Exposição de pôsteres sobre relatos de experiências em classes hospitalares e atendimento pedagógico domiciliar e Mostra de trabalhos desenvolvidos nessas modalidades de educação: 30 de setembro a 01 de novembro. As propostas deverão ser enviadas para o seguinte email:classehospitalar.uftm@yahoo.com.br;
3)    As inscrições são gratuitas.
4)    mais informações poderão ser obtidas pelo email acima informado.
 
Local de realização: Anfiteatro e Saguão do Colégio Cenecista Dr. José Ferreira, Rua Felipe dos Santos, n. 286, Bairro Abadia, Uberaba-MG
 
Horário: das 7h30 às 21h30
 
Certificados: todos os participantes receberão certificados com carga horária de 15 horas de atividades.
 
 
Realização: Reitoria da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Pró-Reitoria de Extensão e Departamento de Filosofia e Ciências Sociais
 
Coordenação: Profa. Dra. Idalide Ribeiro Silva Lima
 
Comisão Organizadora: Idalice Ribeiro Silva Lima, Graziela Giusti Pachane, Joyce Mara Gabriel Duarte, Ana Maria P. Dionísio, Patrícia Soares Batista Teixeira, John Batista Fernandes, David Alves Pereira,  Eliete Vieira de Toledo,  Suzilei Aparecida Ferreira, Silvani Aparecida Ribeiro Paiva, Márcia de Souza Resende, Alessandra de Souza
 
Apoio: Pão Mania e Café do Produtor
 
 
PROGRAMAÇÃO
 
7h30: Credenciamento
 
8h00-8h30: Classe hospitalar com café
 
8h30-9h00 : Apresentação artística
 
9h00-9h40: Mesa de Abertura composta pelo reitor, pró-reitores e diretores de órgãos da UFTM e  por autoridades responsáveis  pela gestão das políticas públicas de educação
 
9h40-10h30: Conferência:  Classe Hospitalar e Atendimento Pedagógico Domiciliar: o Direito de Escolaridade de Crianças e Adolescentes Doentes, por Profa. Dra. Eneida Simões da Fonseca  (UERJ)
 
10h30-11h30: Debate
 
11h30: Abertura: Mostra de trabalhos desenvolvidos em classes hospitalares e Exposição de pôsteres de relatos de experiências
 
12h00-13h30: Almoço
 
13h30-14h00: Classe hospitalar com café e arte
 
14h00-15h00: Conferência: Construindo  Caminhos na Classe Hospitalar : da Implantação  à intervenção, por Profa. Dra. Léa Albertoni (UNIFESP).
 
15h00-15h50: Debate
 
15h50-16h15:  Classe hospitalar com café e arte
 
16h15-17h45:  Mesa redonda: classe hospitalar e atendimento pedagógico domiciliar: histórias, experiências e perspectivas
Profa. Dra. Eneida Simões da Fonseca  (UERJ)
Profa. Dra. Léa Albertoni (UNIFESP)
Profa. Dra. Idalice Ribeiro Silva Lima (UFTM)
Profa. Dra.  Maria Irene Miranda (UFU)
Profa. Ma.Pérsia Karine Rodrigues Kabata Ferreira (UFU)
Profa. Fabiana Franca (Classe Hospitalar, UFU)
 
17h45-18h45: Debate
 
18h45:  Cinema e pipoca: reflexões acerca das abordagens antropológicas de corpo, saúde, doença e morte
 
21h30: Encerramento  

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