Seminário de Pesquisa: Compreensão Leitora – Avaliação e Estimulação



27 de junho de 2013




São Paulo, 17 de junho de 2013.
Compreensão Leitora – Avaliação e Estimulação

No Encontro foram apresentados trabalhos com compreensão leitora. Articulando relações entre as habilidades de decodificação e a compreensão leitora. A fim de melhorara e atribuir o conhecimento, proporcionando e estimulando as crianças para fazerem as devidas inferências:
·         Inferência Puente – conexão entre diversas partes dos textos;
·         Inferência Elaborativa: o que está sendo lido e o conhecimento do sujeito;
·         Inferência Anafóbica: uma palavra, pronome, advérbio.
Foram também apresentados, os métodos de avaliação utilizados para a realização da pesquisa da equipe, as vantagens, desvantagens dos mesmos com o objetivo de investigar a sensibilidade e especificidade das atividades propostas, bem como, oferecer marcadores linguísticos que diferenciem o domínio sintático. Lembrando que o aprendizado da leitura é um dos maiores desafios da escola.
A equipe também apresentou um protocolo de avaliação da compreensão leitora (PACL). Que permitirá a seleção de textos, elaboração de perguntas, verificação prévia, aplicabilidade e validação. Os resultados obtidos são instrumentos confiáveis e validados. Este protocolo foi organizado para seguir um programa com três etapas: antes de ler, leitura ativa e depois de ler. Como resultado da informação, serão apresentados: compreendedor eficiente, ativo ou enriquecimento vocálico.
 
 

 

 

 

 

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