São Paulo, 17
de junho de 2013.
Compreensão Leitora – Avaliação e Estimulação
No Encontro
foram apresentados trabalhos com compreensão leitora. Articulando relações
entre as habilidades de decodificação e a compreensão leitora. A fim de
melhorara e atribuir o conhecimento, proporcionando e estimulando as crianças
para fazerem as devidas inferências:
·
Inferência
Puente – conexão entre diversas partes dos textos;
·
Inferência
Elaborativa: o que está sendo lido e o conhecimento do sujeito;
·
Inferência
Anafóbica: uma palavra, pronome, advérbio.
Foram também
apresentados, os métodos de avaliação utilizados para a realização da pesquisa da
equipe, as vantagens, desvantagens dos mesmos com o objetivo de investigar a
sensibilidade e especificidade das atividades propostas, bem como, oferecer
marcadores linguísticos que diferenciem o domínio sintático. Lembrando que o
aprendizado da leitura é um dos maiores desafios da escola.
A equipe
também apresentou um protocolo de avaliação da compreensão leitora (PACL). Que
permitirá a seleção de textos, elaboração de perguntas, verificação prévia,
aplicabilidade e validação. Os resultados obtidos são instrumentos confiáveis e
validados. Este protocolo foi organizado para seguir um programa com três
etapas: antes de ler, leitura ativa e depois de ler. Como resultado da
informação, serão apresentados: compreendedor eficiente, ativo ou
enriquecimento vocálico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário