1.
O planejamento estratégico e o aprimoramento
da escola: cabe a gestão da escola, estimular o interesse do aluno a busca do
conhecimento, realizando com eficiência o cumprimento do currículo escolar,
acompanhando os avanços de todos os envolvidos no processo de ensino
aprendizagem. O
gestor escolar deve implantar uma cultura colaborativa, articular a escola com
o seu universo,
redirecionando o fazer administrativo visando sempre a proposta pedagógica da
escola. Desenvolvendo habilidades em
planejamento, estratégias e tecnologias. Tornando-se organizador de informações,
líderes que têm como suporte, o planejamento, as metas e objetivos, a serem
cumpridos com a participação de todos os envolvidos.
2.
O processo pedagógico e a qualidade de
ensino: a gestão escolar deve desenvolver um trabalho focado numa perspectiva
de superação das dificuldades do cotidiano escolar e pela adoção de mecanismos
estratégicos para solucionar os problemas diários. Deve também, articular todas
as condições materiais e humanas da escola, promovendo uma aprendizagem efetiva
dos alunos, capacitando-os para os desafios da sociedade globalizada,
promovendo assim a qualificação pessoal doa alunos.
3.
O desenvolvimento da equipe e o
fortalecimento da autonomia: o gestor deve ter personalidade e deve conquistar
a confiança do grupo, avaliando e promovendo a socialização, avaliando e
identificando as qualidades do grupo, adaptando os profissionais, a realidade
da escola. Deve também oferecer formação aos integrantes do grupo, para que
atuem de forma eficiente, prover recursos didáticos que ofereçam suporte e
facilitem o tratamento do conhecimento emitido e recebido, no processo de
convívio para que o consigam a excelência pessoal e profissional dentro e fora
da escola. Com isso, o relacionamento humano e motivação tornam-se elementos fundamentais
para impulsionar a modificação da transformação pessoal e coletiva e
desenvolvem estratégias para exercer a liderança, firmando a qualidade da
convivência, satisfazendo as necessidades do grupo, melhorando a autoestima e
as capacidades humanas.
4.
A administração da escola e a gestão
participativa: na gestão participativa,
cabe ao gestor incentivar a participação de todos os envolvidos na instituição
escolar, criando alternativas que contribuam para a formação de uma cultura
democrática e participativa. O gestor deve criar um ambiente de solidariedade
humana e de responsabilidade mútua, sendo justo e firme nas situações do
cotidiano escolar, dividindo a autoridade entre os vários setores da escola. O
gestor não estará perdendo poder, mas dividindo responsabilidades e assim a
escola estará ganhando poder. Onde as decisões são tomadas coletivamente, o
trabalho é colaborativo, com o objetivo de refletir e participar, os resultados
são avaliados coletivamente e acontece a auto avaliação. Tendo uma cultura que
privilegia a formação do aluno enquanto ser social e suas relações. Neste
modelo de gestão, o gestor e os demais funcionários possuem equilíbrio hierárquico,
a identidade da escola é unida e permite-se a coesão entre os membros de
diferentes segmentos e acontece de fato a participação da comunidade dentro do
ambiente escolar. A integração do gestor com todos os segmentos da escola é
essencial, pois coordenar um grupo requer habilidade e persistência,
principalmente em se tratando de organização humana, onde as idéias devem
apontar para o mesmo objetivo, o aluno.
5.
O fortalecimento e ampliação das relações com
a comunidade: representa a possibilidade de a comunidade participar mais
ativamente da escola, auxiliando nas decisões relativas aos rumos a serem
seguidos pela instituição, as diretrizes organizacionais que nortearão a
atuação dos educadores, servindo como uma forma da comunidade opinar sobre os elementos
que são relevantes para a implementação de um ensino de qualidade. Promover a família nas ações dos projetos
pedagógicos significa enfatizar ações em seu favor e lutar para que possa dar
vida às leis. Mais do que criar um novo espaço para tratar das questões da
família ou da escola, a própria escola deve articular seus recursos
institucionais, de maneira a assegurar que as reflexões, os debates, os estudos
e as propostas de ação possam servir de embasamento para que o desenvolvimento
social se concretize por meio de práticas pedagógicas educativas efetivas.
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