A participação,
independentemente de sua natureza, nível de abrangência e contexto em que
ocorre se manifesta em três dimensões convergentes entre si: política,
pedagógica e técnica.
A participação no ambiente escolar independe da dimensão. Esta separação é apenas para uma análise didática, porque todas elas representam a didática, o dia a dia da escola. Com elas, pode-se compreender a ação participativa na escola, com o objetivo de melhorá-la.
“Sem competência técnica não é possível realizar nenhum projeto pedagógico”... “No entanto: A dimensão técnica não é um fim em si mesmo, mas ela é fundamental por se construir no veículo para alcance dos resultados.”(Heloísa Luck).
O conhecimento técnico é fundamental para constituir o alcance dos resultados. Tornando claras as dimensões da escola, aprimorando a ação dos professores, desenvolvendo as competências técnicas.
Na construção de um projeto político pedagógico, é necessário estabelecer uma relação entre as idéias e as estratégias, ter um método que consiste a concepção do grupo associado com os processos de execução. Desta forma o conhecimento técnico, dá a base para o desenvolvimento das ações e garante a participação coletiva e estimula a interação.
É importante apoiar o trabalho da escola num todo. Estimulando a participação dos pais através de reuniões e palestras, envolverem os pais nos projetos desenvolvidos pelos professores e alunos. Também é interessante promover reuniões formadoras para todos os funcionários da escola, dinamizando o relacionamento interpessoal. Reconhecer e estimular a participação de todos na construção dos projetos.
Promover formação para os professores, a fim de estimulá-los. Analisar a cultura da comunidade e envolve-la nos projetos da escola. Realizar um trabalho de articulação desenvolvendo as habilidades do grupo e dando condições fundamentais para realizarem o trabalho.
Dentro desses valores elencados por Heloísa Luck, estão a interação e a dinâmica das práticas sociais; garantindo a participação democrática, respeitando as idéias nas tomadas de decisões.
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