Reflexão do livro: A gestão Participativa. (Heloísa Luck).



8 de março de 2013


                                 Todos reunidos na escola



A participação, independentemente de sua natureza, nível de abrangência e contexto em que ocorre se manifesta em três dimensões convergentes entre si: política, pedagógica e técnica.


A participação no ambiente escolar independe da dimensão. Esta separação é apenas para uma análise didática, porque todas elas representam a didática, o dia a dia da escola. Com elas, pode-se compreender a ação participativa na escola, com o objetivo de melhorá-la.


“Sem competência técnica não é possível realizar nenhum projeto pedagógico”... “No entanto: A dimensão técnica não é um fim em si mesmo, mas ela é fundamental por se construir no veículo para alcance dos resultados.”(Heloísa Luck).


O conhecimento técnico é fundamental para constituir o alcance dos resultados.  Tornando claras as dimensões da escola, aprimorando a ação dos professores, desenvolvendo as competências técnicas.


Na construção de um projeto político pedagógico, é necessário estabelecer uma relação entre as idéias e as estratégias, ter um método que consiste a concepção do grupo associado com os processos de execução. Desta forma o conhecimento técnico, dá a base para o desenvolvimento das ações e garante a participação coletiva e estimula a interação.


É importante apoiar o trabalho da escola num todo. Estimulando a participação dos pais através de reuniões e palestras, envolverem os pais nos projetos desenvolvidos pelos professores e alunos. Também é interessante promover reuniões formadoras para todos os funcionários da escola, dinamizando o relacionamento interpessoal. Reconhecer e estimular a participação de todos na construção dos projetos.


Promover formação para os professores, a fim de estimulá-los. Analisar a cultura da comunidade e envolve-la nos projetos da escola. Realizar um trabalho de articulação desenvolvendo as habilidades do grupo e dando condições fundamentais para realizarem o trabalho.


Dentro desses valores elencados por Heloísa Luck, estão a interação e a dinâmica das práticas sociais; garantindo a participação democrática, respeitando as idéias nas tomadas de decisões.







Nenhum comentário:

Postar um comentário



Fale comigo!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivos do Blog