Reflexão do livro: Competências e atribuições do Orientador Educacional. (Lídia Maria Kroth).



8 de março de 2013



*Até que ponto um profissional da educação pode exercer a função de Orientador Educacional, consciente de seu papel na formação do educando.
        Compreendi o que de fato compete ao Orientador Educacional; qual o papel do mesmo na ação formadora do sujeito dentro do ambiente escolar e como realizar essa interferência sem prejudicar na formação desse ser.
            A orientação é essencial para ampliar as relações interpessoais, abrindo canais de comunicações. Possibilita a democracia e o exercício consciente da identidade. Importância do saber ouvir, falar e observar. Identificando o momento certo para executar cada um desses aspectos fundamentais no perfil do orientador e também significativos para as nossas relações pessoais. Desenvolvimento do trabalho coletivo, aprendendo a ouvir outras opiniões, compreendendo melhor as pessoas e saber colocar minhas no momento exato, de forma clara, objetiva e aberta.
         Real importância de concretizar dentro da escola um trabalho conjunto entre as equipes Gestora e Pedagógica da escola, para prevenir e orientar os alunos a aprenderem a lidar com os desafios de forma saudável e correspondente ao perfil idealizado da Instituição.
             É de extrema importância à orientação preventiva no âmbito escolar, processo que estimula a mudança de comportamento através de estímulos positivos, de base científica de assistência e com objetivos.



  Características importantes do perfil do orientador educacional (conceito, objetivo, princípios)estão presentes na função dos educadores. No papel de educadores, devemos mudar esse perfil de educação e “orientarmos” melhor os nossos alunos, levando-os a refletirem e se conscientizarem dos seus direitos e deveres.
   A importância da dinâmica para momentos de interação em grupo, compreender a justificativa de um projeto e saber elaborá-la, idéias para o desenvolvimento do projeto. Através desses momentos, percebo cada vez, mais a importância de ser uma pedagoga bem informada e inteirada com questões dos relacionamentos humanos, para orientar com responsabilidade meus alunos e assim poder fazer a diferença em suas vidas, contribuindo de maneira positiva para a vida social e profissional dos mesmos. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário



Fale comigo!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivos do Blog