A família e a escola
formam uma equipe. É fundamental que ambas sigam os mesmos princípios e
critérios, bem como a mesma direção em relação aos objetivos que desejam
atingir. Ressalta-se que mesmo tendo objetivos em comum, cada uma deve fazer
sua parte para que atinja o caminho do sucesso, que visa conduzir crianças e
jovens a um futuro melhor.
O ideal é que família e escola tracem as mesmas metas de forma simultânea, propiciando ao aluno uma segurança na aprendizagem, de forma que se criem cidadãos críticos, capazes de enfrentar a complexidade de situações que surgem na sociedade. Existem diversas contribuições que tanto a família quanto a escola podem oferecer, propiciando o desenvolvimento pleno, respectivamente dos seus filhos e dos seus alunos.
Alguns critérios devem ser considerados como prioridade para ambas as partes.
O ideal é que família e escola tracem as mesmas metas de forma simultânea, propiciando ao aluno uma segurança na aprendizagem, de forma que se criem cidadãos críticos, capazes de enfrentar a complexidade de situações que surgem na sociedade. Existem diversas contribuições que tanto a família quanto a escola podem oferecer, propiciando o desenvolvimento pleno, respectivamente dos seus filhos e dos seus alunos.
Alguns critérios devem ser considerados como prioridade para ambas as partes.
|
Nessa
perspectiva, é de responsabilidade da família, selecionar a escola baseando-se
em critérios que lhe garanta a confiança da forma como a escola procede diante
de situações importantes; dialogar com o filho o conteúdo que está vivenciando
na escola; cumprir as regras estabelecidas pela escola de forma consciente e
espontânea; deixar o filho resolver por si só determinado problema que venha a
surgir no ambiente escolar, em especial na questão de socialização; valorizar o
contato com a escola, principalmente nas reuniões e entrega de resultados,
podendo se informar das dificuldades apresentadas pelo seu filho, bem como seu
desempenho.
A escola por sua vez, deve cumprir a proposta
pedagógica apresentada para os pais, sendo coerente nos procedimentos e
atitudes do dia-a-dia; propiciar ao aluno liberdade para manifestar-se na
comunidade escolar, de forma que seja considerado como elemento principal do
processo educativo; receber os pais com prazer, marcando reuniões periódicas,
esclarecendo o desempenho do aluno e principalmente exercendo o papel de
orientadora mediante as possíveis situações que possam vir a necessitar de
ajuda; abrir as portas da escola para os pais, fazendo com que eles se sintam à
vontade para participar de atividades culturais, esportivas, entre outras que a
escola oferecer, aproximando o contato entre família-escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário