Para Bee (1996), a
participação da família na vida escolar dos filhos é muito importante. Quanto
mais os pais sabem do que se passa com os filhos na escola, o que o mesmo está
estudando, o que acontece na sua vida escolar, mais elementos eles terão para
formar uma boa parceria com a escola, no acompanhamento da criança.
A família tem a função de
proteger os seus membros, garantindo condições dignas e favorecer a adaptação à
vida social dando suporte para a criança no processo escolar, proporcionando
uma relação baseada no respeito mútuo.
De acordo com Freire
(1999) é por meio da família que o ser humano pode chegar a completar o
complicado processo de socialização. O aprendizado que nela se realiza
permitira adquirir valores e aprender as funções sociais, que permitirá a
prática desse aprendizado.Ainda Freire (1994) ao propor uma reflexão sobre
"Escola e família: uma relação de ajuda na formação do ser humano"
constata que é tarefa primordial tanto dos pais, como também da escola o
trabalho de transformar a criança imatura e inexperiente em cidadão maduro,
participativo, atuante, consciente de seus deveres e direitos, possibilidades e
atribuições. E que esse ser em formação seja futuramente um cidadão consciente,
crítico e autônomo, desenvolvendo valores éticos, espírito empreendedor
capaz de interagir no meio em que vive.
Para tanto, família e escola devem
aproveitar, ao máximo, as possibilidades de estreitamento de relações, porque o
ajuste entre ambas e a união de esforços para a educação das crianças e
adolescentes deve redundar, sem dúvida nenhuma, em elemento facilitador de
aprendizagens e de formação do cidadão.
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