Pode-se observar que a
educação, sendo uma prática social, não pode restringir-se a ser puramente
teórica, sem compromisso com a realidade local e com o mundo em que sua clientela
está inserida. A orientação ao educando precisa estar voltada para estratégias
que irão possibilitar a cada um deles a assumir efetivamente os valores humanos
com consciência e responsabilidade para que seja agente de
transformação na realidade em que está inserido.
Nota-se que a instituição
escolar com toda a sua equipe possui uma grande tarefa: a de não deixar que o
ambiente escolar seja meramente espectador dos problemas sociais. Assim, o
pleno exercício da cidadania inclui a prática do ato educativo e requer a
participação ativa e compromissada dos cidadãos.
Nesse sentido, conclui-se que uma escola de
qualidade deve ser o objetivo de qualquer gestor comprometido. Portanto, esse deve
perseguir os objetivos propostos, refletindo em uma efetividade social. Para
tanto, a escola deve deixar explícito o que se quer, estruturar-se e programar-se
o melhor possível para seus alunos, captando ao máximo os recursos que dispõe
(físicos, humanos e financeiros), unindo a energia de todos os envolvidos para
ser cumpridora de seus objetivos éticos e sociais. E isto só poderá realmente ser
concretizado com a efetiva e administração do projeto político pedagógico.
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