O sistema de ensino que valoriza a
cultura da nota, a análise quantitativa dos resultados, símbolo da aprovação ou
reprovação deve ser repensado. Numa nova abordagem de ensino e de aprendizagem
é preciso refletir sobre o sentido da nota, como também, a questão do
significado do erro, já que a avaliação consiste num processo de reflexão, de
conhecimento e de investigação da realidade pedagógica.
Observa-se que os muitos erros cometidos em provas dizem mais sobre os professores, conteúdos e métodos empregados do que a uma real avaliação da criança. Os professores parecem nada saber a respeito do desenvolvimento das crianças, não valorizando suas experiências prévias, sua bagagem, não respeitando a realidade de cada aluno.
Antigamente a avaliação era usada como
instrumento de poder, que levava a escola a educar para a submissão.
Os conteúdos eram memorizados, fechados e acabados e o aluno era somente um mero ouvinte passivo, simplesmente um ser receptor.
Os conteúdos eram memorizados, fechados e acabados e o aluno era somente um mero ouvinte passivo, simplesmente um ser receptor.
A avaliação será sempre necessária e constitui uma condição essencial para a aprendizagem, porém, o desafio é a formulação de um projeto de avaliação contínuo que promova um ensino de qualidade, mas que não fragmente a experiência do aluno.A avaliação deve ser vista como um subsídio ao:
"...professor
com elementos para uma reflexão contínua sobre a sua prática, sobre a criação
de novos instrumentos de trabalho e a retomada de aspectos que devem ser
revistos, ajustados ou reconhecidos como adequados para o processo de
aprendizagem individual ou de todo o grupo." (PCNs, 1997, p. 81).
Olá, parabéns pelo artigo sobre Avaliação!
ResponderExcluirAtt.
Diogo Jansen