As novas
formas de organização escolar têm trazido dúvidas e inquietações principalmente
no que diz respeito ao processo avaliativo escolar. Estas novas formas
pressupõem um novo conceito sobre o tema Avaliação do Ensino. Este é um tema
muito amplo, o qual se propõe uma reflexão não somente da avaliação de
desempenho que acontece no contexto da escola e da sala de aula, mas também da
avaliação do sistema escolar.Diante das novas concepções pedagógicas torna-se
necessário reverter alógica da avaliação.
O gestor educacional tem de se
posicionar, assumir um compromisso com os discentes no sentido de garantir um
ensino de qualidade para todos. A complexidade do processo de aprendizagem
dificulta, na avaliação, o estabelecimento de instrumentos e procedimentos
indicadores do real desenvolvimento dos alunos como um todo, nos diferentes
aspectos cognitivos, afetivos e sociais.
Por meio, deste artigo espera-se
orientar os profissionais da área da educação para a reflexão sobre a avaliação
do ensino, buscando o seu real sentido e os benefícios que este instrumento
poderá trazer para o desenvolvimento de habilidades e competências dos
educandos, partindo de seus conhecimentos prévios.
Na perspectiva da construção do
conhecimento, ligada aos interesses e à realidade do aluno, com uma interação
efetiva entre professor/aluno/conhecimento, a avaliação deveria ser dinâmica,
reflexiva e problematizadora objetivando o acompanhamento e a ajuda ao aluno.
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