Introdução: A GESTÃO E A AVALIAÇÃO DA PRÁTICA DISCENTE



3 de março de 2013



As novas formas de organização escolar têm trazido dúvidas e inquietações principalmente no que diz respeito ao processo avaliativo escolar. Estas novas formas pressupõem um novo conceito sobre o tema Avaliação do Ensino. Este é um tema muito amplo, o qual se propõe uma reflexão não somente da avaliação de desempenho que acontece no contexto da escola e da sala de aula, mas também da avaliação do sistema escolar.Diante das novas concepções pedagógicas torna-se necessário reverter alógica da avaliação.
O gestor educacional tem de se posicionar, assumir um compromisso com os discentes no sentido de garantir um ensino de qualidade para todos. A complexidade do processo de aprendizagem dificulta, na avaliação, o estabelecimento de instrumentos e procedimentos indicadores do real desenvolvimento dos alunos como um todo, nos diferentes aspectos cognitivos, afetivos e sociais.
Por meio, deste artigo espera-se orientar os profissionais da área da educação para a reflexão sobre a avaliação do ensino, buscando o seu real sentido e os benefícios que este instrumento poderá trazer para o desenvolvimento de habilidades e competências dos educandos, partindo de seus conhecimentos prévios.
Na perspectiva da construção do conhecimento, ligada aos interesses e à realidade do aluno, com uma interação efetiva entre professor/aluno/conhecimento, a avaliação deveria ser dinâmica, reflexiva e problematizadora objetivando o acompanhamento e a ajuda ao aluno.



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