PROVAS PIAGETIANAS
Piaget em sua teoria criou estágios de desenvolvimento cognitivo. Para diagnosticar problemas de conservação ocorridos nos estágios pré-operatórios e de operações concretas. A teoria piagetiana ressalta a importância de entender a qualidade de pensamento, os argumentos do sujeito ma tentativa de compreender as transformações da realidade.Aqui temos seis provas principais.
Não conservação quando é apresentada para a criança não conservadora a primeira deformação da bolinha de massa de modelar, esta irá julgá-la maior, mantendo este julgamento mesmo que o experimentador insista sobre a dimensão negligenciada pela criança (ex. salsicha mais fina, mas mais comprida). O problema da volta empírica é resolvido corretamente ou não pela criança.
Intermediário oscila entre a conservação e não conservação: numa mesma deformação a criança pode alternar seus julgamentos ora como iguais ou diferentes; faz julgamentos de conservação e não conservação alternada nas diversas deformações; e pode apresentar alternância de julgamentos quando é contra-argumentada pelo entrevistador.As justificativas da criança são pouco explícitas e incompletas. O problema da volta empírica é resolvido corretamente pela criança.
Conservação as quantidades são sempre julgadas iguais, usando o argumento de identidade, de reversibilidade, ou de compensação.Os julgamentos de conservação se mantêm apesar das contra-argumentações.
Durante a aplicação da prova deve haver sempre um momento de confronto, em que é feita a transformação da realidade na frente da criança a fim de observamos de ela entendeu o processo de conservação de números, ou fica apenas no aspecto visual dos objetos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário