A escola está à mercê do gestor?



15 de março de 2013


O planejamento estratégico e o aprimoramento da escola: cabe a gestão da escola, estimular o interesse do aluno a busca do conhecimento, realizando com eficiência o cumprimento do currículo escolar, acompanhando os avanços de todos os envolvidos no processo de ensino aprendizagem.

O gestor escolar deve implantar uma cultura colaborativa, articular a escola com o seu universo, redirecionando o fazer administrativo visando sempre a proposta pedagógica da escola. Desenvolvendo habilidades em planejamento, estratégias e tecnologias. Tornando-se organizador de informações, líderes que têm como suporte, o planejamento, as metas e objetivos, a serem cumpridos com a participação de todos os envolvidos.

O processo pedagógico e a qualidade de ensino: a gestão escolar deve desenvolver um trabalho focado numa perspectiva de superação das dificuldades do cotidiano escolar e pela adoção de mecanismos estratégicos para solucionar os problemas diários. Deve também, articular todas as condições materiais e humanas da escola, promovendo uma aprendizagem efetiva dos alunos, capacitando-os para os desafios da sociedade globalizada, promovendo assim a qualificação pessoal doa alunos.

A função do gestor como mediador e condutor de práticas educativas que possam gerar o pleno desenvolvimento do aluno, com o objetivo de favorecer uma participação que gere compromisso da família com a aprendizagem e o sucesso escolar do seu filho e compromisso da escola com a inserção curricular do ambiente cultural da família e da comunidade. Essa parceria assegurará, em última instância, o pleno cumprimento da função social da escola.

O gestor precisa também obter conhecimentos prévios de tudo que envolve educação, mostrar-se atualizado, apresentando dinamismo e conhecer a legislação, deve estar sempre atento aos problemas de aprendizagem, ajudando o professor a encontrar melhores estratégias de ensino, acompanhar os professores na elaboração do planejamento, orientar os procedimentos de avaliação definidos pela escola, incentivar iniciativas inovadoras, elaborar planos diários e de longo prazo, visando à melhoria da escola e a qualidade de ensino.






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