O planejamento estratégico e o
aprimoramento da escola: cabe a gestão da escola, estimular o interesse do
aluno a busca do conhecimento, realizando com eficiência o cumprimento do
currículo escolar, acompanhando os avanços de todos os envolvidos no processo
de ensino aprendizagem.
O gestor escolar deve implantar uma
cultura colaborativa, articular a escola com o seu universo, redirecionando o
fazer administrativo visando sempre a proposta pedagógica da escola.
Desenvolvendo habilidades em planejamento, estratégias e tecnologias.
Tornando-se organizador de informações, líderes que têm como suporte, o
planejamento, as metas e objetivos, a serem cumpridos com a participação de todos
os envolvidos.
O processo pedagógico e a qualidade de
ensino: a gestão escolar deve desenvolver um trabalho focado numa perspectiva
de superação das dificuldades do cotidiano escolar e pela adoção de mecanismos
estratégicos para solucionar os problemas diários. Deve também, articular todas
as condições materiais e humanas da escola, promovendo uma aprendizagem efetiva
dos alunos, capacitando-os para os desafios da sociedade globalizada,
promovendo assim a qualificação pessoal doa alunos.
A função do gestor como mediador e condutor de
práticas educativas que possam gerar o pleno desenvolvimento do aluno, com o
objetivo de favorecer uma participação que gere compromisso da família com a
aprendizagem e o sucesso escolar do seu filho e compromisso da escola com a
inserção curricular do ambiente cultural da família e da comunidade. Essa
parceria assegurará, em última instância, o pleno cumprimento da função social
da escola.
O gestor precisa também obter conhecimentos prévios
de tudo que envolve educação, mostrar-se atualizado, apresentando dinamismo e
conhecer a legislação, deve estar sempre atento aos problemas de aprendizagem,
ajudando o professor a encontrar melhores estratégias de ensino, acompanhar os
professores na elaboração do planejamento, orientar os procedimentos de
avaliação definidos pela escola, incentivar iniciativas inovadoras, elaborar
planos diários e de longo prazo, visando à melhoria da escola e a qualidade de
ensino.
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