RESUMO
Este estudo evidenciou a contribuição que a avaliação, como integrante do processo de ensino e aprendizagem, pode ter na construção de uma escola democrática, que se preocupa com a formação e o desenvolvimento de seus alunos e dos demais sujeitos que dela participam. O trabalho teve como objetivo pesquisar as orientações do PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) a respeito da Avaliação como instrumento para a construção do conhecimento no ambiente escolar. Propõe uma prática educativa baseada nos conhecimentos prévios dos alunos, bem como uma reflexão acerca do papel do docente no processo educativo.
A avaliação deve ser vista como um subsídio para nortear o trabalho pedagógico, possibilitando uma reflexão contínua, propiciando a inovação dos recursos de trabalho, reajustando e revendo aspectos que contribuirão para o crescimento e desenvolvimento do educando em sua totalidade.
Palavras – chave: avaliação, desenvolvimento, ensino, aprendizagem.
Este estudo evidenciou a contribuição que a avaliação, como integrante do processo de ensino e aprendizagem, pode ter na construção de uma escola democrática, que se preocupa com a formação e o desenvolvimento de seus alunos e dos demais sujeitos que dela participam. O trabalho teve como objetivo pesquisar as orientações do PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) a respeito da Avaliação como instrumento para a construção do conhecimento no ambiente escolar. Propõe uma prática educativa baseada nos conhecimentos prévios dos alunos, bem como uma reflexão acerca do papel do docente no processo educativo.
A avaliação deve ser vista como um subsídio para nortear o trabalho pedagógico, possibilitando uma reflexão contínua, propiciando a inovação dos recursos de trabalho, reajustando e revendo aspectos que contribuirão para o crescimento e desenvolvimento do educando em sua totalidade.
Palavras – chave: avaliação, desenvolvimento, ensino, aprendizagem.
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