O desenvolvimento da equipe e o
fortalecimento da autonomia: o gestor deve ter personalidade e deve conquistar
a confiança do grupo, avaliando e promovendo a socialização, avaliando e
identificando as qualidades do grupo, adaptando os profissionais, a realidade
da escola. Deve também oferecer formação aos integrantes do grupo, para que
atuem de forma eficiente, prover recursos didáticos que ofereçam suporte e
facilitem o tratamento do conhecimento emitido e recebido, no processo de
convívio para que o consigam a excelência pessoal e profissional dentro e fora
da escola. Com isso, o relacionamento humano e motivação tornam-se elementos fundamentais
para impulsionar a modificação da transformação pessoal e coletiva e
desenvolvem estratégias para exercer a liderança, firmando a qualidade da
convivência, satisfazendo as necessidades do grupo, melhorando a auto-estima e
as capacidades humanas.
A administração da escola e a gestão
participativa: na gestão participativa, cabe ao gestor incentivar a
participação de todos os envolvidos na instituição escolar, criando
alternativas que contribuam para a formação de uma cultura democrática e
participativa. O gestor deve criar um ambiente de solidariedade humana e de
responsabilidade mútua, sendo justo e firme nas situações do cotidiano escolar,
dividindo a autoridade entre os vários setores da escola.
O gestor não estará
perdendo poder, mas dividindo responsabilidades e assim a escola estará
ganhando poder. Onde as decisões são tomadas coletivamente, o trabalho é
colaborativo, com o objetivo de refletir e participar, os resultados são avaliados
coletivamente e acontece à auto avaliação. Tendo uma cultura que privilegia a
formação do aluno enquanto ser social e suas relações. Neste modelo de gestão,
o gestor e os demais funcionários possuem equilíbrio hierárquico, a identidade
da escola é unida e permite-se a coesão entre os membros de diferentes
segmentos e acontece de fato a participação da comunidade dentro do ambiente
escolar.
A integração do gestor com todos os segmentos da escola é essencial,
pois coordenar um grupo requer habilidade e persistência, principalmente em se
tratando de organização humana, onde as idéias devem apontar para o mesmo
objetivo, o aluno.
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