Divulgando: II Fórum do Espaço e Leitura.



30 de maio de 2014


“Brasileiro não gosta de ler”, diz o senso comum. O Espaço de Leitura, no entanto, questiona esta afirmação e propõe II Fórum do Espaço de Leitura: Brasileiro lê, de 2 a 5 de junho de 2014

 

Com esta questão norteadora, recolhemos pesquisas e estudos que revelam os brasileiros leitores. Segundo o Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional (Inaf), em pesquisa de 2003, 65% dos entrevistados afirmam que gostam de ler para se distrair, índice alto, considerando que 60% da população brasileira não têm o segundo grau completo. Este estudo diz também que não é verdade que jovens são avessos à leitura: no grupo de 15 a 24 anos, o gosto pela leitura é mais frequente que a população mais velha.

 

Os jovens de hoje, de um modo diferente, leem mais do que os de décadas passadas. Especialistas da área argumentam que era digital traz ferramentas, como redes sociais, twitter, e-mails e sites de busca, e cria um novo canal para leitura e escrita. Por outro lado, pesquisa realizada em 2013 pelo Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), que avalia o conhecimento e a habilidade em leitura das crianças e adolescentes, aponta piora. De acordo com esta pesquisa do Pisa, grande parte destes jovens leitores não são capazes de deduzir informações do texto, de estabelecer relações entre diferentes partes do texto e não conseguem compreender nuances da linguagem.

 

Os educadores do Espaço de Leitura percebem, durante as atividades educativas, que as crianças têm um interesse quase nato pela leitura, pelos livros e suas histórias.

Quando se perde o interesse pela leitura? Há perda de interesse mesmo ou há outras leituras que passam a fazer parte da vida das pessoas?

 

Antes de atribuir a falha da formação de leitores à instituição escolar, aos professores e aos educadores, é preciso entender contextos políticos, educacionais, culturais, sociais e econômicos do País. Por estes motivos, essas questões serão discutidas no fórum com estudiosos, educadores, arte-educadores, escritores, editores e gestores públicos. Entre eles, Heloisa Prieto, José Castilho, Marisa Lajolo e Zeca Baleiro.

 

O II Fórum do Espaço de Leitura: Brasileiro lê pretende também dar visibilidade a outros projetos de incentivo à leitura com o intuito de proliferar e multiplicar ideias e iniciativas.

 

Entre os objetivos do fórum estão:

• Discutir o que é leitura.
• Divulgar ações de incentivo à leitura e refletir sobre práticas de sucesso.

• Socializar vivências e experiências de processos e avaliações de trabalhos.
• Apresentar as ações de incentivo à leitura do Espaço de Leitura.
• Promover intercâmbio pedagógico entre os participantes.
• Fomentar integração das instituições e entidades participantes e promover o contato entre educadores e profissionais.
• Ampliar a experiência profissional dos participantes do evento. 

 

O fórum será realizado no auditório Tattersal, no Parque da Água Branca, em Perdizes, São Paulo, de 2 a 5 de junho. Durante as manhãs, das 10 às 12 horas, serão oferecidas visitas educativas no Espaço de Leitura para os inscritos no fórum. Veja aqui a programação completa e os horários.

 

As inscrições para o “II Fórum do Espaço de Leitura – Brasileiro lê” estão abertas. Clique aqui para se inscrever!

 

Você atua em um projeto de incentivo à leitura e quer dividir sua experiência conosco? 

Participe do edital para apresentação de projetos durante o II Fórum do Espaço de Leitura: Brasileiro lê.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Fale comigo!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivos do Blog