Atendimento Pedagógico - Contextos Integrados



23 de abril de 2014


Estar hospitalizado gera ameaças, medos, angustias e insegurança. Representado para o hospitalizado um momento de sofrimento e dor. O atendimento pedagógico ao escolar em tratamento de saúde permite as crianças e jovens hospitalizados a continuação do seu processo de ensino e aprendizagem, de desenvolver-se dentro do hospital, possibilitando também amenizar a dor causada pelos procedimentos, pela carência afetiva e pela quebra de sua rotina. Desta forma, tornam-se necessárias estratégias de adaptação da criança ao hospital, as quais, desde o início da internação, facilitem o processo de interação com os profissionais que ali trabalham, envolvendo a colaboração na administração das condutas médicas e ao mesmo tempo oferecendo à criança um ambiente mais agradável, flexível e motivador, que facilite, além da aceitação do tratamento, a possibilidade lúdica de entretenimento para realizar aprendizagens significativas. Tudo isso, por meio, de um trabalho conjunto que possa favorecer a autonomia, a comunicação, a socialização e a ocupação da criança, do jovem e seus acompanhantes, de forma a tornar o ambiente do hospital mais humano e com mais condições para que, ao saírem do hospital, estejam preparados para se reintegrarem à família, à escola e ao meio social em geral.

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