Esta obra reúne reflexões de diversos educadores brasileiros sobre os desafios postos para a educação contemporânea. As discussões ancoram-se na reorganização e ampliação dos tempos e das práticas escolares estabelecidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) e, sobretudo, pelas novas Diretrizes Curriculares da Educação Básica. Afirmando a importância e o lugar da escola na convivialidade e na educação das novas gerações, a reflexão proposta nesta obra procura colaborar para a reconceitualização da escola e sua reinvenção no contexto das novas configurações sociais e culturais da contemporaneidade. Em outras palavras, este livro pensa e propõe uma escola possível, organizada a partir das teias de significado do presente.
SUMÁRIO DA OBRA
Apresentação Notas sobre um diálogo construído a partir do desejo de reinventar a escola Jaqueline Moll
PARTE I - Os tempos da vida no contexto das mudanças necessárias na escola Capítulo 1. Tempos e saberes: interações possíveis nos ciclos da escola e da vida Nilton Bueno Fischer Capítulo 2. Propostas e práticas que interpelam as teorias pedagógicasMiguel G. Arroyo Capítulo 3. Os tempos da vida nos tempos da escola: em que direção caminha a mudança? Jaqueline Moll Capítulo 4. Tempo de aprendizagem, tempo de desenvolvimento, tempo de gênese: a escola frente à complexidade do conhecimento Fernando Becker Capítulo 5. Das políticas públicas ao interior da sala de aula: os sonhos possíveisIvany Souza Avila Capítulo 6. Infância, escola e uma nova compreensão da temporalidadeMaria Carmen Silveira Barbosa Capítulo 7. Ciclos da vida e escola por ciclos: a adolescência na escolaTânia Ramos Fortuna Capítulo 8. Organização da escolaridade em ciclos: um panorama da situação atual no contexto brasileiro Jefferson Mainardes e Silvana Stremel Capítulo 9. Ciclos de formação: permanências, rupturas e ressignificados de rituais na escolaSilvio Rocha Capítulo 10. Políticas de democratização do conhecimento escolar: ciclos e o Programa Mais Educação Andréa Rosana Fetzner PARTE II - Reflexões a partir da experiência dos ciclos de formação de Porto Alegre Capítulo 11. Cenários políticos e pedagógicos das inovações político-pedagógicas na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre Maria Beatriz Pauperio Titton Capítulo 12. Ciclos de formação na EMEF Vila Monte Cristo: vestígios de uma história. Regina Maria Duarte Scherer Capítulo 13. A gramática do verbo aprender: reflexões sobre a aprendizagem da escrita e da leitura nas escolas municipais de Porto Alegre Maria Luiza Moreira Capítulo 14. Turmas de progressão na escola por ciclos: um debate sobre uma das proposições do projeto Escola Cidadã. Maria Luisa Merino Xavier Capítulo 15. Laboratórios de aprendizagem: funções, limites e possibilidades. Beatriz Vargas Dorneles Capítulo 16. Ciclos de formação, educação especial e inclusão: frágeis conexões?Claudio Roberto Baptista Capítulo 17. Recomeços e aprendizagens: reflexões sobre a formação docente nas escolas municipais de Porto AlegreMaria Luiza R. Becker Capítulo 18. O que os professores de educação física têm a dizer sobre os ciclos de formação. Vicente Molina Neto e Rosane Kreusburg Molina Capítulo 19. Ciclos de formação: desafios da implementação, da formação dos educadores e do envolvimento da comunidadeCleidilene Ramos Magalhães e Márcia Rosa da Costa PosfácioProjeto político e projeto pedagógicoBernard Charlot SOBRE A AUTORA Jaqueline Moll Pedagoga. Doutora em Educação. Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Diretora de Currículo e Educação Integral da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação do Brasil. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário