Dica de Leitura: Os tempos da vida, nos tempos da escola. (Jaqueline Moll)



26 de janeiro de 2014


Esta obra reúne reflexões de diversos educadores brasileiros sobre os desafios postos para a educação contemporânea. As discussões ancoram-se na reorganização e ampliação dos tempos e das práticas escolares estabelecidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) e, sobretudo, pelas novas Diretrizes Curriculares da Educação Básica. Afirmando a importância e o lugar da escola na convivialidade e na educação das novas gerações, a reflexão proposta nesta obra procura colaborar para a reconceitualização da escola e sua reinvenção no contexto das novas configurações sociais e culturais da contemporaneidade. Em outras palavras, este livro pensa e propõe uma escola possível, organizada a partir das teias de significado do presente.



SUMÁRIO DA OBRA
Apresentação
Notas sobre um diálogo construído a partir do desejo de reinventar a escola
Jaqueline Moll 


PARTE I - Os tempos da vida no contexto das mudanças necessárias na escola 
Capítulo 1. Tempos e saberes: interações possíveis nos ciclos da escola e da vida Nilton Bueno Fischer  
Capítulo 2. Propostas e práticas que interpelam as teorias pedagógicasMiguel G. Arroyo 
Capítulo 3. Os tempos da vida nos tempos da escola: em que direção caminha a mudança? Jaqueline Moll  
Capítulo 4. Tempo de aprendizagem, tempo de desenvolvimento, tempo de gênese: a escola frente à complexidade do conhecimento Fernando Becker
Capítulo 5. Das políticas públicas ao interior da sala de aula: os sonhos possíveisIvany Souza Avila 
Capítulo 6. Infância, escola e uma nova compreensão da temporalidadeMaria Carmen Silveira Barbosa 
Capítulo 7. Ciclos da vida e escola por ciclos: a adolescência na escolaTânia Ramos Fortuna 
Capítulo 8. Organização da escolaridade em ciclos: um panorama da situação atual no contexto brasileiro Jefferson Mainardes e Silvana Stremel 
Capítulo 9. Ciclos de formação: permanências, rupturas e ressignificados de rituais na escolaSilvio Rocha 
Capítulo 10. Políticas de democratização do conhecimento escolar: ciclos e o Programa Mais Educação Andréa Rosana Fetzner 

PARTE II - Reflexões a partir da experiência dos ciclos de formação de Porto Alegre
Capítulo 11. Cenários políticos e pedagógicos das inovações político-pedagógicas na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre Maria Beatriz Pauperio Titton  
Capítulo 12. Ciclos de formação na EMEF Vila Monte Cristo: vestígios de uma história. Regina Maria Duarte Scherer 
Capítulo 13. A gramática do verbo aprender: reflexões sobre a aprendizagem da escrita e da leitura nas escolas municipais de Porto Alegre Maria Luiza Moreira 
Capítulo 14. Turmas de progressão na escola por ciclos: um debate sobre uma das proposições do projeto Escola Cidadã. Maria Luisa Merino Xavier 
Capítulo 15. Laboratórios de aprendizagem: funções, limites e possibilidades. Beatriz Vargas Dorneles  
Capítulo 16. Ciclos de formação, educação especial e inclusão: frágeis conexões?Claudio Roberto Baptista 
Capítulo 17. Recomeços e aprendizagens: reflexões sobre a formação docente nas escolas municipais de Porto AlegreMaria Luiza R. Becker 
Capítulo 18. O que os professores de educação física têm a dizer sobre os ciclos de formação. Vicente Molina Neto e Rosane Kreusburg Molina  
Capítulo 19. Ciclos de formação: desafios da implementação, da formação dos educadores e do envolvimento da comunidadeCleidilene Ramos Magalhães e Márcia Rosa da Costa  PosfácioProjeto político e projeto pedagógicoBernard Charlot


SOBRE A AUTORA
Jaqueline Moll Pedagoga. Doutora em Educação. Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Diretora de Currículo e Educação Integral da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação do Brasil.

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