Esta obra propõe uma discussão sobre o papel da escola no desenvolvimento de competências. Para isso, formula perguntas essenciais como: os saberes que são ensinados na escola são os mais pertinentes para entender e atuar no mundo? Eles preparam para os estudos superiores ou para a vida? O que devemos pensar da ausência de conhecimentos como direito, economia, ciências políticas ou psicologia nos programas escolares? Em uma época em que a expectativa de vida aumenta, nossas vivências se diversificam e a sociedade muda rapidamente, podemos identificar um número limitado de competências úteis para todos? Não será mais adequado transmitir saberes e desenvolver atitudes que permitam a cada um construir as competências necessárias?
Nenhuma dessas questões tem uma resposta simples ou consensual, mas esta obra permite projetá-las e introduzi-las em um debate sério.
SUMÁRIO DA OBRA
Prefácio
Introdução geral
É possível desenvolver competências sem questionar os conhecimentos?
PARTE I - Competência: do que estamos falando? PARTE II - Um currículo desequilibrado Capítulo 6. Disciplinas consagradas e fundamentadas num campo do saber Capítulo 7. As educações Capítulo 8. As disciplinas ausentes do ensino obrigatório Capítulo 9. Começar pelas enquetes PARTE III - Um reequilíbrio necessário, mas pouco provável Capítulo 10. É possível esclarecer as finalidades da escola Capítulo 11. As duas missões da escola Capítulo 12. Não abalar as relações de força Capítulo 13. Os impérios disciplinares. Uma conclusão um tanto provisória. Competências, outros saberes ou ferramentas para aprender? |
Capítulo 2. Partir preferencialmente da vida das pessoas, em vez de ter os programas como ponto de partida
Capítulo 3. Competências e situações
Capítulo 4. Confusões conceituais
Capítulo 5. Linhas de fuga: dois cenários possíveis
Estabelecer e dar continuidade a um debate necessário
François Audigier
Referências
SOBRE O AUTOR
Philippe Perrenoud
É professor da Universidade de Genebra. É uma referência mundial para educadores em virtude de suas ideias pioneiras sobre profissionalização de professores, avaliação de estudantes e outros tópicos essenciais da educação.
EQUIPE
Tradução:
Laura Solange Pereira
Consultoria, supervisão e revisão técnica desta obra:
Maria da Graça Souza Horn, Pedagoga. Doutora em Educação pela Universidade Federal do rio Grande do Sul (UFrGS).
Heloisa Schaan Solassi, Licenciada em Língua e Literatura Portuguesa e Língua e Literatura Francesa pela UFRGS
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