O desenvolvimento da equipe
e o fortalecimento da autonomia: o gestor deve ter personalidade e deve
conquistar a confiança do grupo, avaliando e promovendo a socialização,
avaliando e identificando as qualidades do grupo, adaptando os profissionais, a
realidade da escola. Deve também oferecer formação aos integrantes do grupo,
para que atuem de forma eficiente, prover recursos didáticos que ofereçam
suporte e facilitem o tratamento do conhecimento emitido e recebido, no
processo de convívio para que o consigam a excelência pessoal e profissional
dentro e fora da escola.
Com isso, o relacionamento humano e motivação
tornam-se elementos fundamentais para impulsionar a modificação da transformação
pessoal e coletiva e desenvolvem estratégias para exercer a liderança, firmando
a qualidade da convivência, satisfazendo as necessidades do grupo, melhorando a
autoestima e as capacidades humanas.
A administração da escola e
a gestão participativa:na gestão participativa, cabe ao gestor incentivar a
participação de todos os envolvidos na instituição escolar, criando
alternativas que contribuam para a formação de uma cultura democrática e
participativa. O gestor deve criar um ambiente de solidariedade humana e de
responsabilidade mútua, sendo justo e firme nas situações do cotidiano escolar,
dividindo a autoridade entre os vários setores da escola. O gestor não estará
perdendo poder, mas dividindo responsabilidades e assim a escola estará
ganhando poder.
Onde as decisões são tomadas coletivamente, o trabalho é
colaborativo, com o objetivo de refletir e participar, os resultados são
avaliados coletivamente e acontece a auto avaliação. Tendo uma cultura que
privilegia a formação do aluno enquanto ser social e suas relações. Neste
modelo de gestão, o gestor e os demais funcionários possuem equilíbrio
hierárquico, a identidade da escola é unida e permite-se a coesão entre os
membros de diferentes segmentos e acontece de fato a participação da comunidade
dentro do ambiente escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário