Para pensar em educação de qualidade nos dias atuais é
preciso compreender que a família deve estar presente na vida escolar de seu
filho e deve integrar-se a escola. Nesse sentido, escola e família possuem uma
grande tarefa: é nelas que se formam os primeiros grupos sociais, os quais a
criança fará parte. Sabe-se que antigamente, as crianças acompanhavam os
adultos em todas as suas atividades. Era comum ver crianças aprendendo o
trabalho dos pais.
O estudo não era o mais importante, bem o contrário de hoje, que os pais querem que os filhos estudem muito, formem-se para depois pensar em trabalho. A partir da Idade Média, surgiu a escola que tinha a responsabilidade de educar. Algumas pessoas se especializaram na tarefa de ensinar e então, alguns lugares específicos para isso, foram construídos.
O estudo não era o mais importante, bem o contrário de hoje, que os pais querem que os filhos estudem muito, formem-se para depois pensar em trabalho. A partir da Idade Média, surgiu a escola que tinha a responsabilidade de educar. Algumas pessoas se especializaram na tarefa de ensinar e então, alguns lugares específicos para isso, foram construídos.
No princípio, a escola era apenas para as elites, ensinava-sea cultura da aristocracia e os conteúdos religiosos. As crianças mais simples recebiam educação em seus próprios lares, principalmente, educação para o trabalho. A Revolução Industrial, as máquinas e o processo de industrialização dificultaram o educar para o trabalho dentro de casa. Devido ás exigências do manuseio das novas tecnologias, o ensino foi entregue as pessoas qualificadas. Na escola acontecia, então, todo o aprendizado formal, sendo a escrita, leitura, cálculos, aprendizado social e outros saberes úteis para a vida em sociedade.
Com o avanço da tecnologia, ficou cada vez mais difícil aos pais acompanhar as mudanças. Desse modo, a escola procurou atualizar-se e também envolver os familiares na elaboração da proposta pedagógica como meta da escola que pretende ter um equilíbrio no que diz respeito á disciplina de seus alunos.
A sociedade
moderna vive uma crise de valores éticos e morais sem precedentes. Essa é uma
constatação que norteia os arredores dos setores educacionais, pois é na escola
que essa crise pode aflorar mais, ficando em maior evidência.
Com a LDB 93.94/96 formalizou-se e instituiu-se a gestão
democrática nas escolas. Dentre algumas conquistas destaca-se: a concepção de
educação estende para além da formação escolar, ou seja, comprometimento com a
formação do caráter do educando. Nunca na escola se discutiu tanto quanto hoje,
assuntos como: falta de limites, desrespeito na sala de aula e desmotivação dos
alunos. Também não se observou tantos professores cansados e muitas vezes,
doentes físicos e mentalmente.
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Assim, procuram-se novas metodologias de trabalho. Muitos projetos são lançados e inúmeros recursos são disponibilizados pelo governo no sentido de não deixar que o aluno deixe de estudar. Porém os maiores responsáveis das instituições escolares devem comprometer-se com o tema.
No entanto, apesar das diferentes metodologias hoje utilizadas, os aspectos comportamentais não têm melhorado. Ao contrário, em sala de aula, a indisciplina tem aumentado e os problemas continuam presentes e se agravam cada vez mais, pois não há disciplina.
É merecida por parte de todos os envolvidos, uma reflexão, mais crítica e profunda. Portanto, também não se pode continuar ignorando a importância fundamental da família na formação e educação de crianças e adolescente.
Este é o foco que
será discutido no presente artigo.
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