Perfil do Professor: Atendimento Domiciliar



16 de abril de 2014





Para que se possa pensar no perfil de um professor capacitado para trabalhar em Atendimento Domiciliar e professor da classe regular, necessita-se ter um conhecimento bem construído em sua área de atuação, além de manter-se em permanente atualização. Buscar informações e aprender selecioná-las é habilidades que o professor não pode deixar de desenvolver.
Assim como aperfeiçoar o conhecimento específico, conhecer teorias pedagógicas e técnicas didáticas bastante variadas é fundamental para compor um conjunto de recursos mais rico, pois a metodologia mais adequada é aquela que faz com que a aprendizagem aconteça. É imprescindível que, a todo o momento, o professor avalie o aluno e seu próprio trabalho, para avaliar se o conhecimento está sendo construído, se o aluno está construindo os conceitos que estão sendo trabalhados.
O que diferencia o professor da rede regular com o professor de atendimento domiciliar é o modo de “ser” do professor, os  princípios que regem não só sua atividade profissional como sua vida em geral, é preciso que tenha como propósito a inclusão, embora garantida por lei, não se concretiza apenas por isto, a inclusão para concretizar-se depende da disponibilidade interna dos que estão envolvidos com ela.
Além disso, é preciso ser resiliente, poder lidar com frustrações, com situações em que as expectativas pessoais não são atendidas, reconhecer e transformar emoções, ter flexibilidade suficiente para avaliar a situação e criar novas ações, onde muitos professores não tem essa disponibilidade interna, diferenciando-os dos demais.

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