Para
que se possa pensar no perfil de um professor capacitado para trabalhar em Atendimento
Domiciliar e professor da classe regular, necessita-se ter um conhecimento bem
construído em sua área de atuação, além de manter-se em permanente atualização.
Buscar informações e aprender selecioná-las é habilidades que o professor não
pode deixar de desenvolver.
Assim
como aperfeiçoar o conhecimento específico, conhecer teorias pedagógicas e
técnicas didáticas bastante variadas é fundamental para compor um conjunto de
recursos mais rico, pois a metodologia mais adequada é aquela que faz com que a
aprendizagem aconteça. É
imprescindível que, a todo o momento, o professor avalie o aluno e seu próprio
trabalho, para avaliar se o conhecimento está sendo construído, se o aluno está
construindo os conceitos que estão sendo trabalhados.
O
que diferencia o professor da rede regular com o professor de atendimento
domiciliar é o modo de “ser” do professor, os princípios que regem não só sua atividade
profissional como sua vida em geral, é preciso que tenha como propósito a
inclusão, embora garantida por lei, não se concretiza apenas por isto, a
inclusão para concretizar-se depende da disponibilidade interna dos que estão
envolvidos com ela.
Além
disso, é preciso ser resiliente, poder lidar com frustrações, com situações em
que as expectativas pessoais não são atendidas, reconhecer e transformar
emoções, ter flexibilidade suficiente para avaliar a situação e criar novas
ações, onde muitos professores não tem essa disponibilidade interna,
diferenciando-os dos demais.
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