Sabemos que o exercício dos direitos fundamentais à Educação e a Saúde constituem fatores essenciais no exercício da cidadania. No processo de escolarização da criança e do jovem em tratamento de saúde ambos os campos do conhecimento necessitam de uma abordagem interdisciplinar. Para que isto ocorra faz-se necessário a criação de políticas públicas que possibilitem uma ação profissional comprometida com o atendimento a nossa população por meio de um conjunto articulado de serviços especializados através dos quais os profissionais que nela atuam fortaleçam parcerias e ofereçam ao escolar em tratamento recursos para a readaptação tanto escolar quanto social.
É sob esta perspectiva que o Evento propõe-se a abordar temas como a formação dos profissionais, atualização técnica e científica mediante a reflexão de ações que buscam compreender as características próprias do escolar em diferentes situações de tratamentos de saúde, sempre objetivando o seu desenvolvimento global respeitando , diferenças, possibilidades e limitações específicas.
O objetivo de refletir e discutir sobre recursos e apoio ao desenvolvimento global do escolar em tratamento de saúde, materializou-se na correlata compreensão do corpo como cenário do sentir e do saber e a Psicomotricidade como apoio a superação das dificuldades social e escolar assim como na ressignificação do trauma causado pela dor e pelos tratamentos de saúde muitas vezes invasivos.
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