Resumo:
A BRINQUEDOTECA HOSPITALAR COMO ESPAÇO DE
HUMANIZAÇÃO E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL
Juliane Morais
Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula
A brinquedoteca é um espaço destinado para o brincar e é imprescindível no hospital,
já que quando a criança é internada sofre com tratamentos dolorosos e com o
afastamento de seus familiares, espaços educativos e de lazer. A brinquedoteca traz
para dentro do hospital momentos de brincadeiras que contribuem para a continuidade
do processo educativo da criança. Por ser um espaço lúdico e educativo diferente dos
ambientes formais de educação e por apresentar uma proposta humanizadora
caracteriza-se como um espaço de Educação Não Formal. Essa pesquisa foi qualitativa
e a metodologia utilizada foi a revisão da literatura, com intuito de analisar os materiais
que estão sendo escritos a respeito desse tema.
Os procedimentos metodológicos
foram pautados na revisão de literatura fundamentada e crítica das produções em
livros, artigos e sites da internet sobre brinquedotecas hospitalares e Educação Não
Formal no período de novembro de 2008 a junho de 2009. O objetivo principal foi
analisar aspectos da Educação Não Formal presente nas produções científicas sobre
brinquedoteca hospitalar, as concepções sobre essas áreas e complementaridade.
Conclui-se, que as brinquedotecas hospitalares promovem a humanização, a
aprendizagem e o bem estar das crianças hospitalizadas.
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