Texto: Brinquedoteca Hospitalar (Juliane Morais e Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula)



8 de fevereiro de 2014


Resumo:

A BRINQUEDOTECA HOSPITALAR COMO ESPAÇO DE HUMANIZAÇÃO E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL

Juliane Morais
Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula




A brinquedoteca é um espaço destinado para o brincar e é imprescindível no hospital, já que quando a criança é internada sofre com tratamentos dolorosos e com o afastamento de seus familiares, espaços educativos e de lazer. A brinquedoteca traz para dentro do hospital momentos de brincadeiras que contribuem para a continuidade do processo educativo da criança. Por ser um espaço lúdico e educativo diferente dos ambientes formais de educação e por apresentar uma proposta humanizadora caracteriza-se como um espaço de Educação Não Formal. Essa pesquisa foi qualitativa e a metodologia utilizada foi a revisão da literatura, com intuito de analisar os materiais que estão sendo escritos a respeito desse tema. 

Os procedimentos metodológicos foram pautados na revisão de literatura fundamentada e crítica das produções em livros, artigos e sites da internet sobre brinquedotecas hospitalares e Educação Não Formal no período de novembro de 2008 a junho de 2009. O objetivo principal foi analisar aspectos da Educação Não Formal presente nas produções científicas sobre brinquedoteca hospitalar, as concepções sobre essas áreas e complementaridade. Conclui-se, que as brinquedotecas hospitalares promovem a humanização, a aprendizagem e o bem estar das crianças hospitalizadas. 

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