Divulgando: 8 Encontro de Atendimento Escolar Hospitalar



27 de fevereiro de 2014


ATENDIMENTO AO ESCOLAR EM TRATAMENTO DE SAÚDE

Práticas Pedagógicas Subsidiando Políticas Públicas

A Unifesp através de seu Departamento de Pediatria, tem por missão integrar-se com a sociedade a fim de estimular e implementar cuidados com a saúde e o bem estar da criança e do adolescente, gerar conhecimentos , oferecer assistência integral à saúde, formar e capacitar pediatras e profissionais afins .

Em consonância com os objetivos institucionais o atendimento ao escolar no ambiente hospitalar acontece como estimulo ao desenvolvimento global do escolar em tratamento de saúde,  através de uma abordagem inclusiva que acolhe a diversidade e prepara o aluno para sua reintegração no Ensino Regular .

 

Legalmente amparada e reconhecida como recurso  que repercute positivamente na recuperação da saúde do aluno, as Classes Hospitalares e os Atendimentos Ambulatoriais tem por objetivo estimular a inclusão escolar e social por meio de uma proposta pedagógico-educacional que não abdica do lúdico como veículo importante na construção do conhecimento mas que também promove intervenções quando se observa  a defasagem idade-ano escolar, o baixo desempenho acadêmico e, mesmo, o fracasso ou evasão escolar.

 

1- APRESENTAÇÃO

Sabemos que o exercício dos direitos fundamentais à Educação e a Saúde constituem fatores essenciais no exercício da cidadania. No processo de escolarização da criança e do jovem em tratamento de saúde ambos os campos do conhecimento  necessitam de uma abordagem interdisciplinar. Para que isto ocorra faz-se necessário a criação de políticas públicas que possibilitem uma ação profissional comprometida com o atendimento a nossa população por meio de um conjunto articulado de serviços especializados através dos quais os profissionais que nela atuam fortaleçam parcerias e ofereçam ao escolar em tratamento recursos para a readaptação tanto escolar quanto social.

É sob esta perspectiva que o Evento propõe-se a abordar temas como a formação dos profissionais, atualização técnica e científica mediante a reflexão de ações que buscam compreender as características próprias do escolar em diferentes situações de tratamentos de saúde, sempre objetivando o seu  desenvolvimento global respeitando , diferenças, possibilidades e  limitações específicas.

 

O objetivo de refletir e discutir sobre recursos  e  apoio ao desenvolvimento global do escolar em tratamento de saúde, materializou-se na correlata compreensão do corpo como cenário do sentir e do saber e a Psicomotricidade como apoio a superação das dificuldades social e escolar assim como na ressignificação do trauma causado pela dor e pelos tratamentos de saúde muitas vezes invasivos.


PÚBLICO ALVO

O evento é destinado aos profissionais, pesquisadores, técnicos e estudantes das áreas  da Educação , da Saúde e demais áreas do conhecimento que estejam relacionadas com os processos de desenvolvimento e de aprendizagem do escolar que esteja hospitalizado, em tratamento domiciliar ou ambulatorial.


Link: http://www.proex.unifesp.br/eventos/eventos14/escolar_hospitalar/

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Fale comigo!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivos do Blog