ATENDIMENTO AO ESCOLAR EM TRATAMENTO DE SAÚDE
Práticas Pedagógicas Subsidiando Políticas Públicas
A Unifesp através de seu Departamento de Pediatria, tem por missão integrar-se com a sociedade a fim de estimular e implementar cuidados com a saúde e o bem estar da criança e do adolescente, gerar conhecimentos , oferecer assistência integral à saúde, formar e capacitar pediatras e profissionais afins .
Em consonância com os objetivos institucionais o atendimento ao escolar no ambiente hospitalar acontece como estimulo ao desenvolvimento global do escolar em tratamento de saúde, através de uma abordagem inclusiva que acolhe a diversidade e prepara o aluno para sua reintegração no Ensino Regular .
Legalmente amparada e reconhecida como recurso que repercute positivamente na recuperação da saúde do aluno, as Classes Hospitalares e os Atendimentos Ambulatoriais tem por objetivo estimular a inclusão escolar e social por meio de uma proposta pedagógico-educacional que não abdica do lúdico como veículo importante na construção do conhecimento mas que também promove intervenções quando se observa a defasagem idade-ano escolar, o baixo desempenho acadêmico e, mesmo, o fracasso ou evasão escolar.
1- APRESENTAÇÃO
Sabemos que o exercício dos direitos fundamentais à Educação e a Saúde constituem fatores essenciais no exercício da cidadania. No processo de escolarização da criança e do jovem em tratamento de saúde ambos os campos do conhecimento necessitam de uma abordagem interdisciplinar. Para que isto ocorra faz-se necessário a criação de políticas públicas que possibilitem uma ação profissional comprometida com o atendimento a nossa população por meio de um conjunto articulado de serviços especializados através dos quais os profissionais que nela atuam fortaleçam parcerias e ofereçam ao escolar em tratamento recursos para a readaptação tanto escolar quanto social.
É sob esta perspectiva que o Evento propõe-se a abordar temas como a formação dos profissionais, atualização técnica e científica mediante a reflexão de ações que buscam compreender as características próprias do escolar em diferentes situações de tratamentos de saúde, sempre objetivando o seu desenvolvimento global respeitando , diferenças, possibilidades e limitações específicas.
O objetivo de refletir e discutir sobre recursos e apoio ao desenvolvimento global do escolar em tratamento de saúde, materializou-se na correlata compreensão do corpo como cenário do sentir e do saber e a Psicomotricidade como apoio a superação das dificuldades social e escolar assim como na ressignificação do trauma causado pela dor e pelos tratamentos de saúde muitas vezes invasivos.
PÚBLICO ALVO
O evento é destinado aos profissionais, pesquisadores, técnicos e estudantes das áreas da Educação , da Saúde e demais áreas do conhecimento que estejam relacionadas com os processos de desenvolvimento e de aprendizagem do escolar que esteja hospitalizado, em tratamento domiciliar ou ambulatorial.
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