20 Curso de Introdução ao Discurso do Sujeito Coletivo e ao Software QualiQuantiSoft



1 de novembro de 2013


O Discurso do Sujeito Coletivo é a metodologia que estou utilizando na minha dissertação de mestrado. Esta metodologia vem sendo muito utilizada e gera resultados satisfatórios. Estou muito impressionada com o método e este curso está sendo muito esclarecedor. Recomendo!  

O Discurso do Sujeito Coletivo - DSC é uma técnica da Pesquisa Qualitativa, desenvolvida pelos professores Fernando Lefevre e Ana Maria Cavalcanti Lefevre, da Universidade de São Paulo e do Instituto de Pesquisa do Discurso do Sujeito Coletivo, uma instituição privada criada em 2005 por pesquisadores provenientes da USP.

A técnica, utilizada em pesquisas de opinião, consiste em analisar depoimentos provenientes de questões abertas, agrupando os estratos dos depoimentos de sentido semelhante em discursos-sintese redigidos na primeira pessoa do singular, como se uma coletividade estivesse falando.

O DSC consiste basicamente em analisar o material verbal  coletado em pesquisas que têm depoimentos como sua matéria prima, extraindo-se de cada um  destes depoimentos as Idéias Centrais ou Ancoragens e as suas correspondentes Expressões Chave; com as Idéias Centrais/Ancoragens e Expressões Chave semelhantes compõe-se um ou vários discursos-síntese que são os Discursos do Sujeito Coletivo.

Em uma palavra, o DSC é uma técnica de pesquisa qualitativa criada para fazer uma coletividade falar, como se fosse um só indivíduo.

Google+ Followers

Fale comigo!

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivos do Blog